Entrar
Experimente Grátis 1
Chamar Whatsapp

6 Dicas para preparar o seu negócio para a Recuperação Tributária

O recolhimento de tributos é inerente à toda e qualquer atividade empresarial e, tendo em vista a alta complexidade da legislação tributária brasileira, não é incomum identificarmos inconsistências nos recolhimentos por desconhecimento das atualizações legislativas, erros nos cálculos dos impostos ou até mesmo cobranças indevidas do fisco.

Nesse sentido, muitas empresas podem estar pagando mais impostos do que deveriam – de acordo com os dados do IBGE/Impostômetro, 95% das empresas pagam impostos equivocados, o que faz com que o Fisco recolha mais de R$ 30 bilhões em impostos indevidos anualmente. Sendo assim, a recuperação tributária existe com o intuito de reverter possíveis prejuízos causados, possibilitando a restituição ou compensação dos valores pagos a mais pelo empresário. Isto é garantido pela legislação brasileira.

A pandemia do coronavírus nos fez pensar no futuro e na segurança das nossas operações. Infelizmente muitas empresas foram impactadas com a crise e, para continuar garantindo o seu bom funcionamento é importante que possuam um planejamento tributário correto e seguro, considerando o levantamento de possíveis créditos a serem recuperados.

Abaixo, listamos 6 dicas simples e seguras para iniciar o processo de recuperação tributária para sua empresa:

  1. Faça um bom planejamento com especialistas no assunto

O planejamento tributário é um caminho seguro para a identificação das inconsistências existentes na atividade empresarial, bem como das oportunidades para a redução da carga tributária e benefícios fiscais que não foram aproveitados. Frente à análise de dados um bom planejamento, além de diminuir a carga tributária como comentado, pode recuperar parte do que foi recolhido indevidamente. 

  1. Automatize seu processo na identificação das oportunidades

Utilize ferramentas que consigam calcular o valor exato e atualizado de créditos a serem recuperados. Dessa forma, a efetividade do retorno desses valores pagos a maior ou indevidamente é feita de maneira muito mais rápida e assertiva do que se os processos fossem feitos manualmente.

  1. Não esqueça dos ultimo5 5 anos!

Lembre-se que, quando uma empresa recolhe impostos indevidamente ou a maior, existe o direito garantido de recuperar os valores considerando os últimos 5 anos. 

Faça uma boa revisão do passado e mapeie todas as oportunidades tributárias que possa existir. É uma excelente oportunidade de, inclusive, gerar caixa para sua empresa.

  1. A compensação também é uma saída

Após a identificação dos valores pagos indevidamente ou a maior, além do pedido de restituição, é possível a solicitação da compensação. Nesse caso, o crédito a ser recuperado poderá ser abatido dos créditos futuros ou eventuais valores devidos ao Fisco.

  1. Um impulso para sair da crise 

A recuperação de créditos tributários é uma forma estratégica para retornar ao caixa valores consideráveis capazes de dar fôlego financeiro para o empresário passar por essa crise econômica causada pela pandemia. 

Adote um bom planejamento tributário, contrate ferramentas de apoio e automatização de cálculos e drible os problemas enfrentados.

  1. Exerça seu direito

É importante entender que os valores pagos indevidamente ou a maior pertencem a empresa e devem ser restituídos ou compensados. 

O pedido de recuperação/compensação de créditos é uma medida correta e legal, exerça seu direito como contribuinte!

Quer saber mais sobre Recuperação Tributária? Não perca tempo, entre em contato agora com nossos consultores!