A contabilidade tem um papel fundamental no processo administrativo e na tomada de decisões, para uma empresa busca auxiliar e facilitar o processo de gestão dos negócios.
Porém, para que o empresário possua segurança nas tomadas de decisões frente à sua organização é importante que todas as informações fiscais estejam em conformidade, que sejam fidedignas e de qualidade.
Dito isso e com o intuito de garantir uma boa performance para nossas empresas parceiras e clientes, com base na Resolução CFC 1128 de 2008, trouxemos 10 pontos fundamentais para garantir a qualidade nas suas informações fiscais:
- Compreensibilidade
É indispensável para uma instituição que as informações constantes nas informações fiscais sejam claras e objetivas, sendo de imediato compreendidas pelos usuários.
- Confiabilidade
Além de ser de fácil compreensão, as informações fiscais devem ser confiáveis. Se os registros das operações não forem fidedignos com a realidade, as informações perdem sua utilidade.
- Integralidade
Com informações incompletas temos informações não confiáveis. Todas as informações deverão ser disponibilizadas na sua integralidade, sem omitir ou excluir informações relevantes.
- Materialidade
Quando tratamos de integralidade pensamos nas informações relevantes para a consistência das informações fiscais. Os valores ou fatos irrelevantes podem ser desconsiderados. As informações fiscais devem ser relevantes, justas e adequadas, evitando assim perda de tempo e recurso das empresas.
- Relevância
Informações relevantes são aquelas que são essenciais para as empresas tomarem as principais decisões do seu negócio, considerando todo o impacto que ela pode trazer à eventos passados, presentes ou futuros.
- Equilíbrio Entre Custo E Benefício
É importante ressaltar que as vantagens advindas das informações fiscais devem ser maiores do que o custo de produzi-la.
Lembrando que as vantagens de informações de qualidade também podem ser aproveitadas por outros usuários além dos responsáveis pelas principais tomadas de decisões, como por exemplo, os seus credores ou clientes.
- Comparabilidade
A qualidade das informações deve propiciar aos usuários a possibilidade de sua comparação ao longo do tempo com a finalidade de acompanhar o andamento de sua posição patrimonial e financeira, para tanto é necessário que as demonstrações fiscais guardem dados históricos.
- Prudência
Seja prudente e precavido ao se deparar com alguma situação de incerteza frente às informações fiscais lançadas nos registros. O intuito desse ponto é garantir a consistência das informações e não confundir os resultados.
- Tempestividade
Uma informação passada fora do prazo pode perder a sua importância, relevância e confiabilidade. É importante que as entregas sejam realizadas em tempo hábil para que sua análise seja relevante.
- Primazia da essência sobre a forma
O mais importante de todos os pontos acima e um dos principais elementos da contabilidade, é a valorização da verdade por traz de cada operação e exigência contábil.
A essência das informações traz a realidade econômica da empresa e a sua adoção não implica em desobediência às exigências da legislação.
Conclusão
A qualidade das informações fiscais garante segurança para o seu negócio, é muito importar evitar falha nos dados, do contrário isso pode gerar grandes prejuízos.
Agora você já sabe sobre os pontos fundamentais para garantir a qualidade das suas informações fiscais é hora de colocar em prática e se beneficiar de todas essas dicas.